domingo, 11 de abril de 2010

Ser mãe é acordar para a realidade e entrar no mundo dos sonhos

Acordaste para a realidade quando eu cheguei?
Já estavas acordada a me esperar?
Tua insônia foi curada?
Teu zanzar pela casa foi confundido com sonambulismo?
.....................................
Roupas novas compraste...
Cores escolhidas para alguém...
Tamanhos mínimos que te alegravam imensamente...
A velha rotina não teve tempo para a nostalgia...
...
O tempo em que dormia 8 horas por dia...
O tempo em que tuas células adiposas
não se proliferavam tão rapidamente
tal como o choro
tal como a fome
tal como a busca de atenção...
Tempo passado
....................................
A mãe que perdeu
A mãe que ganhou
Perdeu o amante brevemente
Ganhou o pai de seu filho
Ganhou o beijo enviado por mãozinhas
Perdeu a paciência diante do choro
Ganhou o brilho dos olhos pequeninos
Perdeu a hora do almoço
Ganhou pra sempre uma vida
Perdeu pra nunca mais voltar
a solidão...
................................
A mãe que balanceou...
e pensou no nunca que pode virar "às vezes"
É por isso que sei que a solidão te bate a porta
por vezes que por esta saio e volto e não volto
.................................
Ser mãe é acordar para a realidade...
É ter mais uma alma que te ampara na tua solidão
É ter mais um corpo que sobrevive por ti e para ti
...
Ser mãe é entrar no mundo dos sonhos...
Achar que para sempre aquele será um belo bebê
Esquecer que um dia caminharás sem meu apoio
Pensar que serás o Sol e a Lua de minha vida

.............................

Pra que ter medo do Jaguadarte ou "Jabberwocky"?
Se tenho a ti mãe...

6 comentários:

  1. Lindo...muito tocante Jo...
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. Lindo, Joana!! Amei!!! Espero que continues com tua iniciativa! Carecemos de bons poetas! A propósito: O que significam os termos: "Jaguadarte ou "Jabberwocky"?

    Bjo

    Com carinho

    Profª Ana Milano

    ResponderExcluir
  3. "Jabberwocky" é tm termo que faz referência a um monstro que aparece no novo filme da "Alice no país das maravilhas" (que eu amoo)e é também título de um poema antigo, o qual tem a tradução em português para "Jaguadarte"

    Obrigada!!

    ^^

    ResponderExcluir
  4. Adorei!! Mãe Perde a hora do almoço..
    Perdeu pra nunca mais voltar
    a solidão...
    Amei, me identifiquei:)
    Vou mandar para minha irmã que está prestes a perder noites de sono para não ser mais sozinha :)
    Fazer o que gosta não tem preço.Parabéns!

    ResponderExcluir